quarta-feira, 27 de abril de 2011

A restauração do sistema é uma maneira simples e prática de restaurar o Windows para um estado anterior no caso de quaisquer problemas. Por isso, é recomendável que o usuário sempre crie um ponto de restauração do sistema antes de instalar um programa desconhecido ou driver no Windows.O Windows 7 oferece uma ferramenta para isso, mas ela não oferece muitas opções de configuração. System Restore Manager é um utilitário portátil e gratuito que lhe oferece uma maneira mais fácil e completa de gerenciar o recurso de restauração do sistema no Windows 7 e configurar suas opções.
Ao executar o programa, ele exibe uma lista com todos os pontos de restauração do sistema criados anteriormente e oferece opções para criar um novo ponto de restauração, deletar um ponto de restauração existente e restaurar o sistema para um estado anterior, selecionando um ponto de restauração da lista.
Do lado direito da interface você encontra várias opções de configuração. Você pode definir o espaço em disco usado para armazenamento dos pontos de restauração, o intervalo de criação dos pontos de restauração e também por quanto tempo um ponto de restauração deve ser armazenado no sistema.
Em resumo, System Restore Manager é uma ferramenta gratuita que torna mais fácil trabalhar com a restauração do sistema no Windows 7. Ele combina todas as configurações e opções que você precisa.

Download System Restore Manager

Compatível com Windows 7

System Nucleus – Ferramenta completa para manutenção do Windows

System Nucleus é uma ferramenta gratuita que oferece aos usuários do Windows um local único para a realização de todas as tarefas de manutenção do computador.
A primeira vista, System Nucleus pode parecer ter as mesmas ferramentas já embutidas no Windows, mas uma inspeção mais minuciosa revela várias melhorias e aperfeiçoamentos.
No item “Backup & Recovery” você pode fazer o backup do registro do Windows, do log de eventos e dos drivers do computador. É possível também criar um ponto de restauração do sistema.
No item “Event logs” você pode visualizar os eventos referentes a programas, hardware, internet explorer, segurança, sistema, etc… ocorridos no seu computador.
A maior diferença dele para o visualizador de eventos padrão do Windows é que aqui você pode filtrar os eventos por tipo, como por exemplo erro, aviso, informação, sucesso e falha.
O gerenciador de inicialização do System Nucleus (Startups) permite que você veja tudo que é carregado e executado quando o sistema operacional Windows é iniciado.
Ao contrário do gerenciador de inicialização padrão do Windows (msconfig), System Nucleus exibe programas, drivers, serviços, DLLs, codecs, plugins, entradas do menu de contexto, etc.
Você pode remover os itens que não são necessários, desabilitar aqueles que você não tem certeza ou não quer carregar temporariamente, e reabilitar itens desativados anteriormente.
O item “COM” permite que você visualize, inicie, reinicie, apague e edite as aplicações COM instaladas.
O item “Processes” é semelhante ao gerenciador de tarefas do Windows, mas no System Nucleus você pode filtrar os processos por usuário, serviço local, serviço de rede e sistema.
O sistema de auditoria (System Inventory) exibe informações detalhadas de tudo que tem seu computador. Você também pode gerar e salvar um relatório em HTML. Ideal para você acompanhar as mudanças ao longo do tempo e também para fornecer informações de diagnóstico para o suporte técnico.
No item “Disks & Drives” você pode visualizar detalhes de todos os discos e drives. É possível criar relatórios, gerar gráficos dos volumes de armazenamento, verificar e desfragmentar os discos, etc.
O Gerenciador de Programas (Programs) exibe informações detalhadas sobre os programas instalados em seu computador. Através dele você pode desinstalar programas em massa, remover entradas antigas e editar informações do programa, tais como link de suporte e detalhes de contato.
O editor do sistema (System Editor) permite otimizar, reparar e restaurar as configurações padrões de rede do Windows, editar configurações de visualização, explorer, internet, privacidade, segurança, menu iniciar, barra de tarefas, backup, variáveis de ambiente, etc.
No item “Drivers” você pode visualizar todos os drivers do sistema. É possível filtrar os drivers em execução, parados, desabilitados, inicializados automaticamente e inicializados manualmente.
No item “Services” você pode editar os serviços do Windows individualmente ou em lote. É possível também filtrar a lista de serviços parados, em execução, automáticos, desabilitados, serviços do Windows, não Windows, etc…, algo que não é possível no gerenciador de serviços padrão do Windows.
Mas as ferramentas acima são apenas parte do que o System Nucleus tem para oferecer. O menu “Tools” permite acessar rapidamente mais de 100 ferramentas de manutenção do Windows, muitas das quais não são acessíveis através do menu Iniciar.
Ainda no menu Tools, o System Nucleus fornece acesso a dezenas de ferramentas online de análise de log, atualização de software, análise de arquivos suspeitos e testes de rede.
System Nucleus também exibe opcionalmente um ícone na bandeja do sistema que fornece acesso rápido a praticamente todas as ferramentas disponíveis no programa.

Download System Nucleus (Disponível em versão instalável e portátil)

Compatível com Windows XP, Windows 2003, Vista e Windows 7 (32 e 64 bits)

Requerimento: NET Framework 3.5

Restaure seu sistema com o Comodo Time Machine

ComodoTime Machine é um utilitário  gratuito de restauração do sistema que lhe permite criar pontos de restauração que podem ser usados para restaurar o sistema mesmo quando o Windows não inicializa.
Para que o Comodo Time Machine possa restaurar o sistema para um ponto anterior, esse ponto precisa ter sido criado. Ao instalar o utilitário ele cria o primeiro ponto de restauração (snapshot).
O programa  pode criar novos snapshots automaticamente ou por solicitação do usuário. Os snapshots do Comodo Time Machine incluem o registro do Windows, arquivos críticos do sistema operacional e os documentos criados pelo usuário.
Para criar ou restaurar automaticamente os snapshots você pode usar o agendamento. Você pode criar snapshots em intervalos regulares ou quando executar determinados nomes de programa (ex: Setup.exe). Assim você cria snapshots automaticamente antes de instalar um novo programa.
Se você administra uma lanhouse, você pode agendar a restauração do sistema para ser realizada sempre no final do dia ou ainda agendar a restauração do sistema para ser realizada sempre que o computador for iniciado, assim todos os dados alterados pelo usuário não afetam o sistema após a reinicialização.
Se o seu Windows não inicializa, você pode usar o console de inicialização para restaurar o sistema antes de carregar o Windows. Para acessar o console basta pressionar a tecla “Home” durante a inicialização do computador. Através dele é possível restaurar o sistema, criar um snapshot, desinstalar o programa e compactar os snapshots para economizar espaço em disco.

Outros recursos:

  • Fácil de usar – mesmo usuários iniciantes podem criar rapidamente snapshots com alguns cliques do mouse.
  • Permite a recuperação instantânea e completa do sistema após falha do sistema ou infecção de vírus/spyware.
  • Remova completamente instalações de softwares indesejáveis, sem necessidade de desinstalar ou limpar o registro.
  • Opções de restauração flexíveis permitem que você procure nos snapshots e recupere arquivos ou pastas individuais.
  • Clique com o botão direito em qualquer arquivo ou pasta para sincronizá-lo com um snapshot.
  • Crie snapshots ou restaure o sistema a partir da linha de comando.
Download ComodoTime Machine

Compatível com Windows XP, Vista, Server 2003/2008 e Windows 7 (32 e 64 bits)